PROPRIEDADES DO CHÁ VERDE E DO CHÁ DE HIBISCO

Bom dia, meninas!


Hoje vim falar para vocês um pouquinho de uma bebida amplamente utilizada, a qual perde apenas para a água como a bebida mais consumida no mundo. Como sabemos, o chá é um alimento funcional. Mas, o que seria um alimento funcional? Um alimento que provêm benefícios adicionais à saúde aos já atribuídos nutrientes que contêm.


O consumo de chá verde e de hibisco tem aumentando a cada dia que se passa. Com o intuito de lhe deixar mais informado sobre os benefícios do uso destes chás, vamos falar um pouquinho sobre os mesmos. 


· Chá verde: 




Entre uma variedade de efeitos benéficos do chá verde, grande atenção tem sido dada a redução da gordura corporal. Evidências sugerem que o mesmo pode reduzir o apetite e aumentar o catabolismo de gorduras. 

A American Dietetic Association sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde o dia, a fim de obter efeitos benéficos do chá verde à saúde, como na prevenção e certos tipos de câncer. A forma de preparo também deverá ser considerada, devendo-se esquentar a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá verde bem devagar e do alto, o que ajuda na redução do processo oxidativo. A infusão deverá ficar de 2 -3 minutos. O armazenamento por longo tempo não é recomendado, pois ocorre perda dos compostos fenólicos. A proporção de água deve ser a seguinte: para cada litro de água, quatro colheres de sopa de erva fresca ou duas colheres de erva seca. Outra sugestão é que deve ser consumido entre as refeições para não interferir na biodisponibilidade de nutrientes provenientes das grandes refeições.





· Chá de hibisco: 



O hibisco é uma flor e seu chá é rico em substâncias antioxidantes como os flavonoides e ácidos orgânicos que contribuem ativamente para a saúde e está sendo utilizado no auxílio do processo de emagrecimento. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos e a capacidade de evitar acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal e quadril.




O chá contem boas quantidades de ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. 


Para preparar o chá use uma colher de cálice do botão seco da flor para 250 ml de água fervente. Despeje a água sobre a erva e abafe por aproximadamente 10 minutos.



Vale lembrar, que é de suma importância aliar o consumo de chá verde ou de hibisco a um plano alimentar equilibrado, o qual só poderá ser elaborado pelo nutricionista, além da prática de atividade física para aqueles que buscam a perda de gordura corporal.






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog! Fico Feliz com seu comentário! :)


Design by Andressa Design's