Entendendo algumas definições!

Boa noite !

Hoje minha postagem será uma complementação de uma publicação na minha página (Jaquelânia Lira - Nutricionista).
Termos como produtos diets, light, semidesnatado, desnatado, zero de adição de açúcar e integral, ainda confundem muito a cabeça de muitas pessoas. Quando nos deparamos com uma prateleira de supermercado recheada com essas denominações, muitas vezes ficamos perdidos, sem saber o que colocar no carrinho do supermercado. Ai nos perguntamos: “Devo levar o leite desnatado ou o integral? O cookies diet ou light?”. Pensando nestas dúvidas constantes é que venho fazer esta publicação. Espero que após lerem, saiam prontos para escolher o alimento mais saudável, o que reduzirá consequentemente o risco de certas doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, câncer e obesidade. Então, vamos começar a definir cada um destes termos citados anteriormente.

- Alimento diet: quando um determinado ingrediente é totalmente retirado de sua composição. Este ingrediente ausente pode ser açúcar, sal, gordura, colesterol, proteína, etc. 
- Alimento light: quando algum de seus componentes tem a quantia diminuída. Este ingrediente reduzido pode ser caloria, açúcar, proteína, gordura, sal, colesterol, etc. 
- Alimento semidesnatado: alimento que contém uma quantia menor de gordura em relação ao leite integral. Por isso, este alimento continua tendo gordura. 
- Alimento desnatado: alimento que apresenta 0 gramas de gordura. Neste caso, será retirado toda a gordura do alimento. 
- Alimento zero de adição de açúcar: alimento que durante o seu processamento ou sua fabricação não foi adicionado açúcar. Mas, pode apresentar o açúcar própria da fruta. Por exemplo, no caso de uma barra de açúcar que leve banana, a mesma pode não ter recebido açúcar durante sua fabricação, mas pode apresentar a frutose, que é o açúcar natural da fruta. 
- Alimento integral: alimento que não passou por nenhum processo de refinamento ou alimento que passou por um pequeno processo industrial. Sempre temos em mente que apenas alimentos integrais são pão e biscoito feito com farinha integral. Mas, na verdade milho, batata doce, arroz da terra e demais alimentos que não perderam nutrientes da sua composição são considerados alimentos integrais. Por exemplo, o leite que sai da vaca e não é processado para a retirada da gordura é um alimento integral, por conter todos os nutrientes. 


Então! Depois de todas essas informações, temos que ter em mente que se queremos diminuir o consumo de gordura na alimentação, devemos procurar consumir o leite desnatado. Vejam que nem sempre o produto light apresentará menor valor calórico em relação ao seu produto tradicional. Observem!


O produto light em questão apresenta um maior valor calórico, porém apresenta redução de carboidrato, consequentemente em virtude da retirada do açúcar. Em contrapartida, ele apresenta mais sódio e mais gordura trans. Então, este produto light não seria interessante para uma pessoa que apresente hipertensão ou problemas cardiovasculares. Já para uma pessoa que está querendo diminuir o consumo de açúcar, ele seria indicado. Viram, como não podemos generalizar o uso de produtos diet para diabéticos e light para quem está a procura de perder peso!

Lembrem-se! É muito importante ler as informações contidas nos rótulos dos alimentos e fazer esta comparação. Pois, a informação nutricional contida no rótulo é a forma mais fácil de você comparar um alimento com outro e, assim, fazer escolhas corretas. Você pode, por exemplo, comparar iogurtes de diferentes marcas e escolher aquele que tem menos gordura total, gordura saturada e colesterol e que, mesmo assim, apresente a mesma ou maior quantidade de cálcio.



E mais uma dica para finalizar nossa postagem será em relação ao teor de sódio nos alimentos. 



Alimentos que apresentem o máximo de 120 mg/100 g de sólido ou 120 mg/100ml de líquido será considerado um alimento de baixo teor de sódio. Alimentos que apresentarem o máximo de 40 mg/100 g de sólido ou 40 mg/100 ml de líquido será considerado um alimento de muito baixo teor de sódio. 


Abraços!
Jaquelânia Lira

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog! Fico Feliz com seu comentário! :)


Design by Andressa Design's